Neste artigo você vai ver:
- 1 Saiba como emitir o alvará de funcionamento para abrir as portas do seu comércio
- 2 Veja a importância do alvará de funcionamento nos trâmites de abertura de um comércio
- 3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
- 4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- 5 Como emitir o alvará de funcionamento do seu comércio
- 6 Ainda não tem um contador?
- 7 Conte com a Cesanto!
Saiba como emitir o alvará de funcionamento para abrir as portas do seu comércio
Veja a importância do alvará de funcionamento nos trâmites de abertura de um comércio
O empreendedorismo está em evidência no Brasil, sendo que essa é uma excelente notícia para a nossa economia.
Inclusive, tem muita gente que trabalhava na informalidade e que, com mais acesso à informação, passou a considerar a formalização de seus negócios por vias legais, tendo como principal porta de entrada o MEI, que é um tipo de empresa mais simplificado.
Pois bem, você que deseja ter o seu comércio de forma legalizada precisa estar ciente da documentação necessária para abrir o seu estabelecimento dentro das leis vigentes, então é bom se preparar para a burocracia.
Um desses documentos é o alvará de funcionamento; abordaremos as suas características e mostraremos como você pode emitir o do seu comércio.
Além de conversar com você sobre esse documento tão importante, daremos uma dica valiosa de meios estratégicos para você lidar com toda burocracia exigida nos trâmites de abertura e de legalização do seu comércio.
Sendo assim, sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Como emitir o alvará de funcionamento do seu comércio
Bom, ter um negócio 100% legalizado é a única forma de evitar problemas com os órgãos de fiscalização e, também, de contar com uma série de benefícios.
Para isso, é necessário enfrentar e lidar com a burocracia, que faz parte de todo o cenário empresarial no país.
Quanto ao alvará de funcionamento, ele é um documento indispensável para a abertura de um comércio e, sem ele em mãos, você, infelizmente, não pode abrir as portas do seu negócio.
Mas como emitir o seu alvará?
Veja o passo a passo:
- É necessário ter a planta do imóvel onde será o seu comércio;
- Pegue a cópia do IPTU que precisa estar pago;
- Tire cópias do seu RG e do seu CPF;
- Vá até a Secretaria de Finanças e solicite o CCM – Cadastro do Contribuinte Mobiliário.
Vale destacar que todos os trâmites que envolvem o alvará de funcionamento são realizados na prefeitura da sua cidade ou do seu município.
Ainda não tem um contador?
Abrir um comércio não é tão simples quanto parece; além do alvará de funcionamento, é necessário emitir outras licenças e outros alvarás – como o do Corpo de Bombeiros – para que você esteja realmente apto a colocar o negócio para funcionar.
Isso sem contar que você precisa estar à frente de todos os aspectos que estão relacionados à atividade-fim do comércio, como a aquisição de produtos, a contratação de funcionários, a arrumação da loja e assim por diante.
Então, por que não deixar que um profissional contábil cuide de toda a papelada e te livre de assumir a burocracia exigida nos trâmites de abertura do comércio?
Assim, você consegue focar no que é necessário e ainda por cima garante que as decisões dos bastidores sejam tomadas da maneira correta.
Conte com a Cesanto!
Nós, da Cesanto, somos uma contabilidade especializada em abertura e em legalização de comércio e podemos te auxiliar em tudo o que é necessário para você iniciar o seu negócio sem dor de cabeça..
Não hesite em nos contatar para conhecer as nossas soluções!
Emitir o alvará de funcionamento para abrir as portas do seu comércio