Neste artigo você vai ver:
- 1 Veja agora o que você precisa fazer para não cair na malha fina
- 2 Toda vez que falamos de Declaração de Imposto de Renda lembramos da malha fina, mas você sabia que é mais fácil evitá-la do que parece? Preparamos algumas dicas para te ajudar a se manter sem problemas com a Receita. Confira!
- 3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
- 4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
- 5 O que é a malha fina?
- 6 O que acontece quando se cai na malha fina?
- 7 O que pode acontecer em casos de sonegação de impostos?
- 8 O que fazer para não cair na malha fina?
- 9 Evite incompatibilidades de informações
- 10 Omitir rendas tanto do contribuinte quanto de dependentes
- 11 Não declarar todos os seus ganhos
- 12 Converse com um profissional da área contábil
Veja agora o que você precisa fazer para não cair na malha fina
Toda vez que falamos de Declaração de Imposto de Renda lembramos da malha fina, mas você sabia que é mais fácil evitá-la do que parece? Preparamos algumas dicas para te ajudar a se manter sem problemas com a Receita. Confira!
Existem muitas dúvidas quando o assunto é declaração do imposto de renda, o que é comum, afinal são muitas informações e regras a serem seguidas para evitar problemas, como por exemplo, cair na temida malha fina.
Quando se fala em IR é normal a pessoa já ligar imediatamente a malha fina, porém você sabe o que é realmente a malha fina e as consequências de ser pego por ela? Nesse artigo vamos esclarecer as dúvidas e te dar passos para fugir de uma vez da indesejável malha fina.
Antes disso, veja o material abaixo e saiba mais sobre a declaração de IR e algumas questões financeiras
- Saiba como o planejamento tributário pode ajudar na declaração de IR
- IR 2022 saiba tudo sobre essa declaração
- Evitar problemas financeiros utilizando a gestão de riscos
O que é a malha fina?
Cair na malha fina significa que a Receita Federal encontrou erros na sua declaração.
Isso ocorre porque a Receita utiliza sistemas que cruzam dados para verificar a veracidade das informações entregues pelo contribuinte.
A Receita utiliza banco de dados, que se comunicam entre eles e demais empreendimentos pelo país.
Então em casos de sonegação de valores, ou preenchimento incorreto de valores, pode haver sim um encontro entre o contribuinte e a malha fina.
O que acontece quando se cai na malha fina?
Quando o contribuinte cai na malha fina ele precisa ajustar as informações, falta de documentação, ou resolver as questões sejam quais forem junto a receita o quanto antes.
Informar os dados corretos pode te prevenir de multas de até 225% do valor total do imposto devido, por isso, seja sempre assertivo com as documentações enviadas para preencher a sua declaração de imposto de renda.
O que pode acontecer em casos de sonegação de impostos?
No caso de sonegação a Receita Federal entende como erro injustificável, será necessário pagar o imposto devido a Receita, multa de 75% do valor e juros, além de restrições ao CPF do contribuinte, que podem causar sérias dores de cabeça.
O que fazer para não cair na malha fina?
-
Evite incompatibilidades de informações
Erros com o informe de rendimentos por exemplo, pode causar problemas com a Receita e te levar a cair na malha fina, em casos de incompatibilidade nesse documento pode gerar multa por fraude, então tome cuidado.
-
Omitir rendas tanto do contribuinte quanto de dependentes
Esse é um dos principais motivos que levam o contribuinte a cair na malha fina, deixar renda de fora da declaração sejam suas ou de dependentes por menores que sejam pode sim, trazer problemas com o Leão da Receita Federal.
-
Não declarar todos os seus ganhos
Esta regra segue a anterior, um dos principais motivos que levam o contribuinte a cair na malha fina é achar que pode ocultar, ou esquecer alguma informação acerca de seus lucros, como por exemplo, não declarar ações, lucros decorrentes de aluguel ou pensão.
-
Converse com um profissional da área contábil
Para evitar erros e não cair na malha fina o ideal é que o contribuinte conte com o apoio de um profissional da área, a ajuda de alguém que entende do assunto pode evitar grandes problemas para o contribuinte, afinal cada caso tem particularidades, e um (a) contador (a) é o profissional certo para te orientar quanto a sua declaração de IR.
CLIQUE AQUI E TENHA ACESSO AGORA AOS MELHORES SERVIÇOS DE IR E EVITE CAIR NA MALHA FINA!