Holding familiar: O que você precisa saber?

Saiba Tudo Sobre Uma Holding Familiar! - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Saiba tudo sobre uma holding familiar

Controle o seu patrimônio com o apoio adequado. Veja como uma holding familiar pode ser importante nesse momento!

Uma holding familiar pode ser essencial para o controle do patrimônio de uma família.

Mas o que você entende sobre essa modalidade empresarial?

Neste artigo, explicaremos o seu conceito, objetivo e como funciona esse negócio.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Além disso, mostraremos para quem é ideal e as vantagens da constituição de uma holding.

Portanto, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo!

Leia também:

O que é holding familiar?

Uma holding é a sociedade que tem como objeto social a participação em outras empresas.

Ou seja, é sócia ou acionista de outras sociedades, podendo ser de diferentes segmentos, como comércio, serviços, indústrias, entre outros.

No caso da holding familiar, ela visa administrar o patrimônio de uma família.

Além disso, é formada pelos membros da família, aos quais transferem seus bens e direitos para a sociedade, tornando-se sócios ou acionistas do negócio.

Vale destacar que esses bens podem ser ações, imóveis, quotas, veículos ou outros — os sócios ou acionistas passam a ter participação no capital social da holding, proporcional ao valor dos bens e direitos que transferiram.

Como funciona esse modelo de empresa?

A forma que uma holding familiar vai funcionar dependerá do tipo de sociedade que ela adota, podendo ser limitada ou anônima.

Logo, funciona como uma empresa comum, que deve ter um contrato social ou um estatuto social.

Além disso, é preciso contar com um CNPJ, setor de contabilidade e profissionais para garantir uma gestão administrativa, financeira e tributária eficiente, visto que existem obrigações legais e fiscais a serem cumpridas.

A holding familiar tem como finalidade principal a gestão do patrimônio familiar, como antecipamos, e não a obtenção de lucro com a sua atividade.

Por isso, deve ter um planejamento estratégico, que defina os objetivos, as metas, as políticas e as diretrizes para a administração dos bens e direitos que compõem o seu patrimônio, bem como para a participação nas outras sociedades.

O planejamento sucessório também é um ponto essencial. Afinal, é preciso definir as regras para transmissão do patrimônio para os herdeiros e sucessores, evitando conflitos, disputas e maiores desgastes.

Esse planejamento pode ser feito por meio de um testamento ou de outros instrumentos jurídicos.

Para quem é ideal?

A holding familiar é ideal para as famílias que possuem um patrimônio relevante e diversificado, que desejam protegê-lo de eventuais riscos, como dívidas, penhoras, execuções ou outras situações.

Dessa forma, é possível planejar todo o processo de sucessão de maneira ordenada e eficaz, evitando os trâmites envolvendo o inventário, ao qual é burocrático e oneroso, além de demorado.

A holding familiar também é indicada para as famílias que querem profissionalizar a gestão do seu patrimônio, separando os interesses pessoais dos interesses empresariais, e que querem otimizar a sua carga tributária, aproveitando os benefícios fiscais.

Quais as vantagens da holding familiar?

A holding familiar apresenta diversas vantagens, tanto do ponto de vista patrimonial, quanto do ponto de vista sucessório e tributário.

Dentre as principais, estão a proteção patrimonial e a economia tributária.

Como já mencionado, o planejamento sucessório também é um benefício dessa modalidade para as pessoas que compõem a sociedade.

Quando vale a pena optar por uma holding familiar e qual o seu custo?

A decisão de optar por uma holding familiar deve considerar diversos fatores.

Afinal, o controle do patrimônio é vital para evitar maiores problemas no futuro.

Os principais aspectos a serem analisados, são:

  • Valor, natureza e complexidade do patrimônio familiar;
  • Objetivos e expectativas dos sócios ou acionistas;
  • Situação e relação dos herdeiros e sucessores;
  • Legislação e jurisprudência aplicável; entre outros.

De forma geral, a holding familiar vale a pena quando os benefícios superam os custos, e quando há uma visão de longo prazo e de continuidade dos negócios familiares.

Vale ressaltar que essa não é uma solução mágica, nem uma forma de sonegar impostos, mas sim uma estratégia de planejamento e de gestão patrimonial, que exige estudo, análise e acompanhamento.

O custo de uma holding familiar depende de vários aspectos, como o tipo de sociedade, capital social, número de sócios ou acionistas, número e o valor dos bens e direitos transferidos, honorários dos profissionais envolvidos, bem como as taxas e os impostos cobrados.

Por isso, é importante fazer um orçamento detalhado antes de constituir uma holding familiar, e comparar com os custos de outras alternativas, como o inventário, doação e o testamento.

Como uma gestão contábil pode facilitar essa administração?

Para administrar uma holding familiar com facilidade, é indispensável uma gestão contábil que possibilita o gerenciamento, registro, análises e prestação de contas do patrimônio familiar.

Além disso, esse suporte visa atender as exigências fiscais e legais que precisam ser cumpridas para se manter em conformidade.

Dessa forma, uma gestão contábil competente deve disponibilizar informações atualizadas, transparentes e precisas sobre a situação financeira e patrimonial da holding familiar, contribuindo para o planejamento de ações estratégicas, cálculo de impostos e divisão dos lucros.

Conte conosco, da Cesanto Assessoria Empresarial

Temos como objetivo oferecer atendimento personalizado de assessoria empresarial e contabilidade nas áreas tributária, fiscal, societária, trabalhista, RH e previdenciária.

Dessa forma, podemos garantir uma gestão segura e estratégias adequadas conforme as particularidades dos nossos clientes.

Por isso, contamos com um time de profissionais altamente capacitada, que busca por soluções eficientes.

Converse conosco agora mesmo e tenha maior tranquilidade para gerir sua holding familiar!

Cuide do patrimônio de sua família de maneira segura!

5/5 - (10 votes)

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Como Escolher O Melhor Regime Tributário Para Advogados - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Qual o melhor regime tributário para advogados? Descubra aqui!

Neste artigo você vai ver:1 Como escolher o melhor regime tributário para advogados?2 Tudo o que você precisa saber para escolher o regime tributário mais vantajoso para advogados está aqui. Confira agora!3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados

Imposto De Renda 2024 As Mudanças Que Vão Impactar O Seu Bolso - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Imposto de renda 2024: saiba tudo sobre as novidades

Neste artigo você vai ver:1 Quais as novidades que você precisa saber sobre o imposto de renda 2024?2 Confira aqui o que mudou no imposto de renda 2024 e aprenda como fazer uma declaração segura3 Quais são as novas mudanças no imposto de renda 2024? 4 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?5

Fique Por Dentro De Tudo O Que Envolve A Contratação Pj! - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Contratação PJ: como funciona?

Neste artigo você vai ver:1 Fique por dentro de tudo que envolve a contratação PJ2 É preciso ter muita atenção quanto às regulamentações, na hora de contratar um funcionário para sua empresa. Saiba como funciona a contratação PJ!3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura

Saiba Tudo Sobre Uma Holding Familiar! - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Holding familiar: O que você precisa saber?

Neste artigo você vai ver:1 Saiba tudo sobre uma holding familiar2 Controle o seu patrimônio com o apoio adequado. Veja como uma holding familiar pode ser importante nesse momento!3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas

Aprenda a importância de fazer a emissão da nota fiscal para médicos corretamente!

Entenda como fazer emissão de nota fiscal para médicos!

Neste artigo você vai ver:1 Emissão de nota fiscal para Médicos: Saiba como fazer!2 Confira como emitir nota fiscal para médicos, sem erros, e com facilidade e a importância de fazê-lo corretamente3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados

Recomendado só para você
Emissão de nota fiscal para Médicos: Saiba como fazer! Confira…
Cresta Posts Box by CP