Regime tributário: qual o ideal para holdings?

Entenda Agora Mesmo Qual O Regime TributÁrio Ideal Para Holdings Blog - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Entenda qual o regime tributário ideal para holdings

Abordamos, neste artigo, os principais fatores a serem considerados na hora de definir o sistema de tributação de uma holding. Confira!

Para garantir um sucesso a longo prazo para o empresário, é essencial ter um plano bem pensado.

No Brasil, a tributação pode assumir mais de 80% do custo de um produto, portanto, os empresários devem procurar formas de diminuir sua obrigação fiscal.

Uma das opções disponíveis é o sistema de tributação da holding, estruturado diferentemente.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Aqui, discutiremos este modelo de investimento, seus diferentes tipos e como ele funciona.

Se você estiver procurando mais informações sobre o tema, continue lendo!

O que são as holdings?

O termo “holding” vem do verbo inglês “to hold”, que em português significa manter.

Nesse tipo de acordo, os proprietários ou diretores de uma determinada empresa assumem o controle de empresas adicionais e menores, empresas subsidiárias.

Normalmente é uma empresa de responsabilidade limitada ou uma sociedade anônima que detém ações de outra empresa, incluindo direitos de voto, para dirigir sua administração, administrar suas políticas e garantir que a fabricação de bens ou serviços seja feita por si só.

É possível para a empresa holding adquirir uma variedade de tipos de ativos, tais como ações, bens imóveis, títulos, marcas registradas, direitos autorais, patentes, entre outros.

É importante observar que a holding não precisa necessariamente participar de nenhuma atividade produtiva, comercial ou qualquer outro tipo de atividade, pois seu objetivo principal é possuir uma participação em empresas que fazem negócios diferentes.

Dentre os diferentes tipos de holding, destacamos as seguintes: pura e mista.

Leia mais sobre o assunto nos materiais abaixo:

Como funciona o regime tributário para holdings?

Atualmente, são três os sistemas de tributação que uma holding pode optar: Lucro Real, Presumido ou Arbitrado.

No entanto, o regime tributário mais utilizado é o Lucro Presumido, visto que há maior facilidade para apuração dos impostos. Além disso, dependendo da atividade pode ocorrer a redução da carga tributária.

Um exemplo disso, refere-se às receitas de aluguel auferidas pelas holdings, sujeitas a/à:

Com A Cesanto Vai Ser Fácil Abrir A Sua Empresa! (2) - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP
  • Imposto de Renda calculado no percentual de 15% sobre 32% da receita bruta;
  • Adicional do Imposto de Renda de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$240 mil anual;
  • CSLL sobre o Lucro Presumido de 32% da receita bruta, no percentual de 9%;
  • Contribuições PIS/Cofins no percentual de 3,65% sobre o total das receitas.

Portanto, o total de impostos que devem ser pagos pelos rendimentos obtidos com esses aluguéis, dependendo dos ganhos presumidos, é de quase 14,53% da receita total.

Essa taxa de imposto é normal, enquanto os impostos pagos por pessoas físicas podem chegar a 27,5%.

Além disso, ter uma holding com diferentes tipos de atividades pode diminuir a carga tributária em alguns casos, pois as perdas obtidas de uma atividade podem ser equilibradas com os lucros da outra, reduzindo assim os impostos.

Vale destacar que uma holding também pode trazer eficiência de custos, uma vez que pode agilizar a administração ao ter um único fluxo de caixa e uma organização primária que administra todos os negócios.

Isso também permite que o mesmo pessoal cuide das obrigações que são comuns a essas empresas, como o contador, RH, etc.

Em resumo, é uma ferramenta importante no planejamento tributário, pois ajuda a diminuir a quantidade de impostos que devem ser pagos.

Garanta um planejamento tributário adequado para sua holding

Quando se trata de garantir que seu negócio esteja funcionando bem e não enfrentando complicações tributárias, a Cesanto oferece serviços de planejamento tributário que podem ajudar.

Essa pode ser uma ótima maneira de garantir o sucesso de seu negócio a longo prazo sem ter que se preocupar com o complexo sistema tributário brasileiro.

Garantiremos que todas as suas exigências fiscais sejam mantidas em dia com as autoridades, para que sua empresa possa ficar longe de qualquer problema.

Portanto, é essencial ter um planejamento tributário eficiente e seguro para garantir que você não perca mais dinheiro.

Conte conosco, da Cesanto

A Cesanto Assessoria Empresarial foi iniciada em 2015 para fornecer serviços de contabilidade sob medida e apoio empresarial nas áreas tributária, fiscal, societária, trabalhista, RH e previdência social (apresentando sua própria divisão jurídica).

Entendemos que cada cliente tem necessidades individuais, e nosso trabalho é avaliar a singularidade de cada negócio para criar o melhor esquema tributário.

Temos uma equipe preparada para servir e representar seu empreendimento, para ajudá-lo a obter sempre um retorno bem-sucedido.

Somos dedicados ao sucesso de nossos clientes e nos concentramos nos traços especiais de cada negócio, fornecendo um serviço eficaz e distinto.

Clique aqui e veja como podemos te ajudar!

5/5 - (1 vote)

Summary
 Regime tributário: qual o ideal para holdings?
Article Name
Regime tributário: qual o ideal para holdings?
Description
Entenda qual o regime tributário ideal para holdings. Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais!
Author
Publisher Name
Cesanto
Publisher Logo

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Cta Post.png - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Como Escolher O Melhor Regime Tributário Para Advogados - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Qual o melhor regime tributário para advogados? Descubra aqui!

Neste artigo você vai ver:1 Como escolher o melhor regime tributário para advogados?2 Tudo o que você precisa saber para escolher o regime tributário mais vantajoso para advogados está aqui. Confira agora!3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados

Imposto De Renda 2024 As Mudanças Que Vão Impactar O Seu Bolso - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Imposto de renda 2024: saiba tudo sobre as novidades

Neste artigo você vai ver:1 Quais as novidades que você precisa saber sobre o imposto de renda 2024?2 Confira aqui o que mudou no imposto de renda 2024 e aprenda como fazer uma declaração segura3 Quais são as novas mudanças no imposto de renda 2024? 4 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?5

Fique Por Dentro De Tudo O Que Envolve A Contratação Pj! - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Contratação PJ: como funciona?

Neste artigo você vai ver:1 Fique por dentro de tudo que envolve a contratação PJ2 É preciso ter muita atenção quanto às regulamentações, na hora de contratar um funcionário para sua empresa. Saiba como funciona a contratação PJ!3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura

Saiba Tudo Sobre Uma Holding Familiar! - Cesanto Assessoria Empresarial | Escritório de Contabilidade na Zona Sul - SP

Holding familiar: O que você precisa saber?

Neste artigo você vai ver:1 Saiba tudo sobre uma holding familiar2 Controle o seu patrimônio com o apoio adequado. Veja como uma holding familiar pode ser importante nesse momento!3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas

Aprenda a importância de fazer a emissão da nota fiscal para médicos corretamente!

Entenda como fazer emissão de nota fiscal para médicos!

Neste artigo você vai ver:1 Emissão de nota fiscal para Médicos: Saiba como fazer!2 Confira como emitir nota fiscal para médicos, sem erros, e com facilidade e a importância de fazê-lo corretamente3 Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?4 A CESANTO pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados

Recomendado só para você
Descubra o que é uma holding financeira e qual a…
Cresta Posts Box by CP